O que é o mercado de infoprodutos?

E por que o Contador precisa entender este nicho

Um dos principais objetivos do marketing digital, senão o principal, é promover a divulgação de algo utilizando ferramentas e mídias digitais. Com estratégias de marketing digital nós conseguimos promover um evento, vender um produto, espalhar uma ideia, distribuir um conteúdo, dentre inúmeras outras possibilidades. 

Cada vez mais as pessoas estão conectadas via internet, com a atenção voltada para alguma tela, seja a do celular, tablet, computador, ou mesmo do relógio ou geladeira, se quisermos ser ainda mais tecnológicos. :) Então, utilizar o marketing digital te permite justamente chegar onde está a atenção das pessoas.
Exemplo de imagem
Tá, muito legal e tal, mas onde que essa história toda chega no mercado de infoprodutos? Calma, leitor apressadinho, é agora que o negócio começa a ficar bom.

Infoproduto nasceu justamente dessa evolução tecnológica, com a internet, com o marketing digital, com a evolução da sociedade como um todo. Nada mais é do que um produto digital, mas um produto digital que te oferece conhecimento, ou seja, podemos dizer que é um produto de informação. Se quisermos ser ainda mais simplistas, podemos dizer que é um curso ou treinamento, divulgado, vendido e consumido de forma on line. 

Eu particularmente não gosto de categorizar um infoproduto como um simples curso on line ou curso a distância, porque aqui nós podemos ter o compartilhamento de um conhecimento para qualquer coisa que você imaginar, como: treinamentos para pais de primeira viagem, estética, adestrador de cães, nutrição, supermercados, dicas para o fantasy game Cartola, milhas para viagens, confeitaria, monografia, OAB, marketing digital, importação, desenho, xadrez, matrimônio, investimentos, formação de pregador religioso, mapas mentais, constelação familiar, desenvolvimento pessoal, idiomas, eletricista, instalador solar, manicure, estética, fotografia, finanças, coach, relacionamentos, musculação, etc, etc, etc... 

Ufaaaa!! Viu aí? Eu não citei nem 0,01% de possibilidades de conhecimentos que podem ser compartilhados via infoprodutos. É uma porta que se abre para qualquer pessoa que domina um determinado assunto e deseja romper barreiras e levar aquela mensagem para além das limitações geográficas. A internet e o marketing digital são o veículo para isso. 

E por quê não considero isso necessariamente um curso? Diferente de um modelo tradicional de curso, onde muitas vezes é dado mais ênfase à entrega de um certificado, por exemplo, com o infoproduto, em sua esmagadora maioria, o objetivo principal é proporcionar uma transformação para aquela pessoa que o consome. Ou seja, independente do nicho em que atue, independente de qual conhecimento vai ser compartilhado, o interesse maior é conseguir resolver uma dor/problema daquele cliente ou ajudá-lo a atingir um sonho/objetivo, é fazer com que a pessoa consiga sair de um ponto A e chegar em um ponto B através daquele conteúdo que está sendo repartido. 

Por exemplo: em um infoproduto com tema sobre casamento perfeito, a promessa é a de entregar informações que de fato ajudem aquela pessoa a ter um casamento saudável, feliz, auxiliando pessoas que poderiam estar passando por uma crise conjugal a salvar seu relacionamento;
Ou então você pode ter um infoproduto que te promete lucrar com milhas aéreas, e vai te mostrar justamente o passo-a-passo de como você faz para conseguir de fato lucrar com esse tipo de atividade, mesmo começando do zero e sem um real investido. 

Percebe como nessas situações pouco importa o fato de você ganhar um certificado ou não? Lógico que também aparecerá infoprodutos onde você conseguir ser certificado por uma habilidade que você desenvolveu será importante, como um treinamento de Excel, por exemplo. Mas a característica principal será sempre a de permitir a transformação das pessoas com aquele assunto que está sendo compartilhado. Por isso esse mercado é bastante democrático, pois qualquer, absolutamente qualquer pessoa pode participar. Se ela tiver o conhecimento aprofundado sobre determinado assunto, por mais trivial que possa parecer, provavelmente haverá alguém interessado em saber mais sobre aquilo, principalmente se este seu assunto propiciar alguma transformação nas pessoas.

Agora que você já tem uma ideia melhor do que é um infoproduto, como o Contador pode se beneficiar disso?

Bem, como toda indústria que se estabelece, traz consigo a necessidade de atividades acessórias para alimentar aquela cadeia produtiva. Assim, ao surgir um novo mercado, novas habilidades são requeridas também para os profissionais que precisam dar consultoria ou assessoria, visto que será necessário entender como funciona a dinâmica daquele negócio. 
Ainda mais nos dias atuais, onde o Contador cada vez mais tem o papel de um consultor para o empresário, para o seu cliente, é imprescindível que ele entenda o que o seu cliente faz para que possa prestar um serviço realmente de qualidade. 

Assim, temos um mercado relativamente novo, com um crescimento vertiginoso, mas que ainda carece de profissionais contábeis que entendam a sistemática, as peculiaridades deste segmento e que consigam com isso falar a mesma língua de seus novos clientes. 

Concluindo, Contadores e Contadoras do Brasil, uni-vos e vamos juntos nos preparar para mergulhar neste oceano azul que está na nossa frente!



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